Projeto
O Contreiras Palace enaltece elementos originais de uma riqueza inigualável
O projeto Contreiras Palace promove a reabilitação do edifício, recuperando o seu uso habitacional, através da manutenção e recuperação da sua elegante fachada, reorganizando o espaço interior para ir ao encontro de valores como a qualidade, conforto e funcionalidade.
Desde a sua construção, o palacete foi enriquecido em termos decorativos com um conjunto de pinturas em paredes e tetos que serão cuidadosamente preservados para proporcionar um projeto único e distintivo nesta zona. Exteriormente, deverão também ser mantidos e recuperados todos os elementos característicos da sua fachada, assim como as portas principais e as guardas em ferro forjado, aspetos que contribuem para a nobreza, singularidade e diferenciação do projeto.
Ao nível interior, existirá uma reformulação funcional e espacial que mantém a ambiência existente, com destaque para a recuperação de importantes tetos das salas com maior detalhe ornamental, a manutenção do átrio principal, com todos os seus elementos caracterizadores, incluindo as pinturas decorativas que serão igualmente alvo de conservação. O projeto contará ainda com a integração das portas e portadas, em madeira almofadada e pintada, a recriação de boiseries e apainelados e a reposição de pavimento em tábua corrida idêntico ao existente, elementos que constituem uma maior valia arquitetónica e patrimonial do projeto.
O Contreiras Palace conserva grande parte das características originais, com destaque para quatro salas com uma riqueza inigualável, em ornamentos de elevado valor decorativo. Estas salas são caracterizadas por tetos trabalhados, florões centrais e pinturas ornamentais ou com cenas figurativas. A manutenção e recuperação destas salas constituem uma maior valia para as frações habitacionais a integrar, pelo carácter próprio e que salvaguarda o património que constitui o valor do projeto.
